Projeto Brinquedos e brincadeiras
Brinquedos e brincadeiras
Justificativa
Os Primeiros anos da infância são desenvolvidos por uma educação formal e informal. São decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período em que ela está desenvolvendo suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais por meio de atividades práticas que as estimulem á ação, a descoberta e a participação ativa no seu ambiente físico e social. É indiscutível a eficiência das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças.
Os brinquedos e as brincadeiras são fermentas motivacionais que deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão.
Através do brincar a criança explora seus sentimentos, tenta compreender o desconhecido. Quando brinca, está construindo seu mundo interior, e quando crescer conseguirá saciar sua sede de emoções e seu conhecimento sobre o mundo se amplia, uma vez que ela pode se colocar no lugar do adulto. Rompendo com alguns o paradigmas da infância, permitindo e favorecendo o brincar como possibilidade da criança entender e vivenciar o mundo que a rodeia, por meio de seu olhar.
Objetivos Gerais:
Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais;
Comparar diversos tipos de brincadeiras e suas respectivas regras;
Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e confecções de brinquedos utilizando material reciclável. Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito cooperativo, etc.
Desenvolver uma seqüência de atividades numa