Projeto brasileiro de sucesso e fracasso
Listar e analisar um projeto brasileiro de sucesso e um de fracasso.
2 INTRODUÇÃO
Saber se um projeto foi um sucesso ou um fracasso depende de quem avalia. Os stakeholders podem perceber de maneira diferente o sucesso ou o fra-casso de um projeto. Torna-se difícil estabelecer formas objetivas de medir o que é sucesso ou o fracasso devido a sua natureza subjetiva, como por exemplo, em um determinado projeto o fornecedor de equipamentos de TI considera um sucesso a sua participação no projeto, medida pelo volume de vendas para aquele projeto, mas o cliente não.
Existem padrões gerais que ajudam a definir se o projeto foi um sucesso ou um fracasso. No contexto de gerencia de projeto o sucesso normalmente esta diretamente relacionada ao fato de se alcançar alguma coisa que se desejava e que foi planejada, dentro do orçamento, dentro do prazo e adequada aos objetivos da empresa. O fracasso decorre do contrário, ou seja, os objetivos esperados não foram alcançados.
No Brasil 53% dos projetos são bem sucedidos, 21% fracassam e 20% dos projetos têm sucesso parcial, onde em projetos de TI, 73% dos fracassos são causados pelas freqüentes mudanças de escopo, 51% dos fracassos são causados por prazos inexeqüíveis e 27% dos fracassos ocorrem por estudo de viabilidade in-correto ou incompleto (Standish Group (CHAOS Report) e Archibald & Prado 2006).
Determinar o fracasso ou o sucesso depende do estabelecimento de pa-drões de desempenho que permitem comparar os resultados obtidos com as metas traçadas.
3 PROJETO BRASILEIRO DE SUCESSO
Uma das maiores companhias do mercado de cosméticos do Brasil, O Bo-ticário começou com uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, Paraná. A idéia para o projeto surgiu após um curso que Miguel Krigsner participou, em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redesco-berta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizado dentro da derma-tologia.
O projeto desenvolvido em conjunto