Polimeros
9
POLÍMEROS
Identificação de polímeros
NOME _________________________________ ESCOLA________________________________ EQUIPE _____________ SÉRIE_____________ PERÍODO ___________ DATA _____________
INTRODUÇÃO Polímeros é uma palavra originária do grego que significa: poli (muitos) e meros (partes). São macromoléculas formadas por moléculas pequenas (monômeros) que se ligam meio de uma reação denominada polimerização. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Dentre os vários polímeros naturais podemos citar a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), látex natural e seda. São exemplos de polímeros sintéticos o PVC, o Nylon e acrílico. Com relação ao tipo de reação de polimerização, os polímeros sintéticos são classificados basicamente em dois grupos: de adição e de condensação. Os polímeros de adição são formados por monômeros iguais que apresentam pelo menos uma dupla ligação a qual é rompida para que ocorra a reação de adição. Como exemplo temos a formação de um polímero muito empregado em tubulações de água, o policloreto de vinila - PVC:
Os polímeros de condensação são formados geralmente pela reação entre dois monômeros iguais ou diferentes, com eliminação de moléculas pequenas, por exemplo, água. O nylon 66 é um exemplo de polímero de condensação que utiliza como monômeros o hexanodióico (ácido adípico) e a 1,6-hexanodiamina (hexametilenodiamina), abaixo representadas.
Nesta reação ocorre a quebra da ligação C–OH no ácido e N–H na amina, levando a formação de água (H2O) e da ligação C–N que “une” os monômeros. O polímero obtido por essas sucessivas combinações, conhecido por nylon, tem grande aplicação na indústria têxtil e foi primeiramente obtido em 1938 pelo químico Wallace Hume Carothers. Quanto a fusibilidade, os polímeros sintéticos, podem ser classificados em termoplásticos (podem ser fundidos por aquecimento e solidificados por resfriamento) e termorrígidos (infusíveis e insolúveis, não permitem reprocessamento).