Projeto: “avaliação da eficiência de um sistema de tratamento de efluente hospitalar por analises físico-químicas e microbiológicas.”
A maioria dos problemas ambientais causados pelo homem decorre do uso inadequado do meio ambiente. Os quadros de contaminação atmosférica, do solo e dos recursos hídricos estão cada vez mais se tornando irreversíveis em todo o mundo. Por outro lado, também tem havido uma maior conscientização quanto à deterioração do meio ambiente e à necessidade de se reverter ou ao menos minimizar este processo.
Pretendemos com este projeto realizar uma discussão sobre as características microbiológicas e físico químicas de efluentes hospitalares, bem como os impactos do lançamento destes efluentes sem um pré tratamento adequado em corpos receptores, cujos riscos associados incluem a disseminação de microrganismos patogênicos no ambiente e contaminação de mananciais de água potável, tanto superficial quanto subterrânea. Desta forma, pretendemos realizar um estudo em torno da eficiência de um sistema de tratamento de esgoto hospitalar localizado na cidade de Ijuí, para verificar se o mesmo esta em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011.
Para realização deste estudo será feito um monitoramento do efluente hospitalar, semanalmente será realizada a coleta e determinados os teores de Cloretos, DBO, DQO, Fósforo Total, Nitrogênio Total, Óleos e graxas, pH, Sólidos sedimentáveis e Sólidos suspensos. A partir dos laudos das análises serão realizadas as discussões em torno de adequações que eventualmente poderão ser feitas. Pois estes efluentes devem ser tratados com atenção especial, para evitar disseminação de agentes infecciosos no ambiente.
OBJETIVO GERAL
Os efluentes hospitalares apresentam grande impacto ambiental, partindo da preocupação que estes podem ocasionar ao ambiente se descartados e gerenciados de forma incorreta, pretendemos verificar a eficiência do tratamento do efluente gerado na referida unidade de saúde em estudo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Avaliar os aspectos legais do gerenciamento e o