Calculo
Segundo o definido pela norma NBR ISO 14001 da ABNT, aspecto ambiental “é o elemento das atividades, produtos e/ou serviços de uma organização que pode interagir (alterar) com o meio ambiente de forma adversa ou benéfica”. Os aspectos ambientais são constituídos pelos agentes geradores das interações, como, por exemplo, emissão atmosférica, odor, resíduos, consumo de matérias-primas, energia, água, entre outros.
Para fins de desenvolvimento deste capítulo, a identificação dos principais aspectos ambientais consistiu na determinação, para cada etapa do processo de produção, das diversas entradas e saídas de matéria e/ou de energia.
Etapas do Processo Produtivo
As atividades relacionadas ao recebimento, armazenagem, separação e pesagem de matérias-primas, além de suas análises físico-químicas e organolépticas (para fins de controle de qualidade, quando aplicável), ao envase, embalagem, armazenamento e expedição de produto acabado são consideradas comuns na obtenção de todos os produtos, e portanto são apresentadas na forma de um fluxograma geral.
Devido às diferenças verificadas nos processos industriais de cada tipo de produto, as etapas e atividades associadas à produção propriamente dita foram individualmente descritas e representadas em fluxogramas específicos, de forma individual ou agrupada, em função das respectivas similaridades fabris.
Etapas genéricas do processo produtivo:
Recebimento de matérias-primas: verificação do material recebido, por amostragem e análises. Eventuais desconformidades identificadas podem levar à devolução dos compostos aos respectivos fornecedores.
Armazenagem: estoque de matérias-primas, embalagens para os produtos acabados e demais insumos normalmente recebidos em recipientes retornáveis. Pode haver segregação de produtos, por razões de compatibilidade, bem como necessidade de condições especiais de conservação, como, por exemplo, refrigeração. Pesagem e separação de matérias-primas para