Projeto anti drogas
Aluna: Janaina Aparecida Krachuski Baséggio
Módulo: Gestão Integradas de Mídias de Educação
Projeto “Diga não às drogas.”
Colégio Estadual La Salle.
INTRODUÇÃO:
Intitulamos “droga” qualquer substância ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias,mesmo um comprimido para aliviar uma dor ou uma inflamação, é uma droga, mas que é vendida normalmente a qualquer cidadão. O termo droga, é empregado a produtos alucinógenos tóxicos que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao penetrarem no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas e dependência, muitas vezes no primeiro contato.
A escola escola é um espaço para desenvolver atividades educativas,engloba a transmissão de conhecimentos,e além de informar e formar, necessário estar atenta à parte afetiva e social da criança e do jovem. Portanto, a escola tem a responsabilidade da orientação e prevenção quanto ao uso das drogas.
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural de grande porte, que atinge pessoas, de diversas faixas etárias e classes sociais, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples, pois além de existir vários tipos de drogas,os efeitos também são diferentes e potencializam ao passo que são utilizadas pelas crianças e jovens, principalmente na adolescência, onde a curiosidade de mundo aumenta e a droga torna-se um forte atrativo para a descoberta de um mundo ilusório e muitas vezes sem volta.
Portanto, é importante uma educação orientadora e preventiva aos alunos, suas famílias e a comunidade, sobre os efeitos e consequências causadas pelas drogas em seus diversos aspectos físico, psíquico e social.