Produção industrial
Conceito: Consiste em uma série de operações, seja por mudança de embalagens, por tratamento físico-químico e outros, que colocam os fios em condições de sofrerem o processo de tecimento.
Urdideira: É um equipamento que consiste, basicamente de uma gaiola para o suporte dos fios e de um cabeçote para urdimento dos fios.
Gaiola: A gaiola é uma estrutura onde serão depositadas as bobinas de fios, para serem urdidas.
Componente da gaiola: Suporte das bobinas, Tensores, Guia-fios, Sistema de parada automática.
A gaiola tem uma alimentação dupla, dado ao fator que temos dois suportes para cada posição, isto é, um suporte consideramos de trabalho e o outro denominamos de reserva. Quando vamos carregar a gaiola é importante que o fio da bobina reserva esteja amarrado ao fio do suporte em trabalho. O desenrolamento do fio deve ser uniforme em todas as posições, devendo-se observar a correta formação do balão de desenrolamento,que se forma entre a bobina e o conjunto tensor. A bobina deve estar alinhada com o olhal de porcelana correspondente aquela posição, favorecendo com isto desenrolamento. Um dos itens mais importantes no processo de urdimento e a uniformidade da tensão dos fios, sendo que esta deve ser considerada individualmente para para suporte e em conjunto,ou seja entre todos os suportes em trabalho. Um cuidado especial deve ser tomado quanto a limpeza dos tensores, pois o acumulo de fibras ou impurezas irá paulatinamente alterar as condições de trabalho, influenciando na tenção do fio. Para evitar a ocorrência de fios rompidos no rolo de tear, a gaiola deve possuir na sua parte frontal, sistema elétricos que detecta a ruptura do fio, acionando o freio da urdideira, impedindo que a ponta do fio seja