Plano de negocios
O setor de alimentação é um dos últimos a se abalar com crises econômicas, a abertura ou compra de uma lanchonete pode ser uma opção de empregabilidade, iniciação empresarial ou mesmo uma boa fonte de renda. Como este setor de consumo atinge todas as camadas da população, abre para o empreendedor um amplo leque de possibilidades. Alem de ser um ramo que mais cresce no Brasil, pois por comodidade ou necessidade as pessoas buscam refeições prontas, rápidas e de boa qualidade.
Investir na classe C é um bom negocio, pois a intenção de compra de consumidores da classe C subiu de 15% em janeiro de 2011 para 24% em janeiro deste ano. Nas classes A e B, esta fatia subiu de 25% para 29% e, nas famílias D e, a participação cresceu de 13% para 15%.
O maior interesse da classe média em compras também ajudou a impulsionar o gasto médio do brasileiro com alimentação, higiene e limpeza, que cresceu 14,5% no período, de R$ 365,54 para R$ 418,56, em valores atualizados.
A escolha do ponto comercial é um dos aspectos mais relevantes para o sucesso de uma lanchonete. Em geral, estar próximo de escolas, lojas comerciais ou escritórios, traz bons resultados.
Este tipo de empreendimento requer um espaço específico, que inicialmente poderá ser de 50m2, sendo que, com o aumento da produção, essa área deverá aumentar gradativamente. Essa área deverá ser dividida entre a área de produção e de atendimento.
Devido a esses dados, o numero de lanchonete tem crescido muito exigindo que nossas empresas sejam mais competitivas. E uma das estratégias de competitividade é, sem dúvida, oferecer um atendimento de qualidade e conquistar a fidelização dos clientes. Se o cliente estiver satisfeito com o atendimento, ele será fiel e trará mais clientes. Caso contrário, procurará outra empresa que o atenda melhor.
Outro fator relevante é a higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material e as instalações mínimas necessárias para funcionamento.
A área