Matemática basica
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
Diagnóstico e Tratamento da Urticária
Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia
Elaboração Final: 30 de Julho de 2001
Autoria: Criado RFJ, Criado PR, Aun WT
O Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, tem por objetivo conciliar informações da área médica a fim de padronizar condutas que auxiliem o raciocínio e a tomada de decisão do médico. As informações contidas neste projeto devem ser submetidas à avaliação e à crítica do médico, responsável pela conduta a ser seguida, frente à realidade e ao estado clínico de cada paciente.
1
Projeto Diretrizes
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIAS:
Foram pesquisados 146 artigos na base de dados MEDLINE, de 1996 a 2001, utilizando o descritor Urticária - diagnóstico ou tratamento. Idioma: inglês ou espanhol. Limite: humanos. Desta seleção inicial foram então utilizados os artigos mais relevantes e disponíveis localmente. Deu-se preferência às metaanálises, artigos de revisão e consensos, devido a diversidade de etiologias atribuídas a esta doença. Foram acrescentados a esta revisão, livros sobre o tema de autores brasileiros.
GRAU DE RECOMENDAÇÃO E FORÇA DE EVIDÊNCIA:
A: Grandes ensaios clínicos aleatorizados e meta-análises.
B: Estudos clínicos e observacionais bem desenhados.
C: Relatos e séries de casos clínicos.
D: Publicações baseadas em consensos e opiniões de especialistas.
OBJETIVOS:
1. Estabelecer um protocolo de investigação para urticária aguda e crônica na tentativa de minimizar os custos da investigação e diminuir o percentual dos casos de Urticária Crônica Idiopática, tentando relacionar todas as possíveis causas descritas na literatura;
2. Estabelecer um tratamento adequado ao paciente, com o mínimo de efeitos colaterais e com a máxima efetividade possível.
PROCEDIMENTOS1-3,5(D)4(C):
1.