PROJETO AGROTOXICOS
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Geografia
Licenciatura Plena em Geografia
Monografia
Docente: Tiaraju
AGROTÓXICOS
Fernanda Silva de Ávila
Julho de 2014.
Fernanda Silva de Ávila
Sumário
1. Tema
2. Definição do Tema
3. Problema
4. Hipótese
5. Objetivos
5.1 Objetivo Geral
5.2 Objetivo Específico
6. Justificativa
7. Fundamentação Teórica
8. Metodologia
9. Cronologia
10. Bibliografia
Tema:
Agrotóxicos
1 Delimitação do Tema:
A problemática dos Agrotóxicos
Problema:
Os agrotóxicos são desenvolvidos com objetivo de obter moléculas com propriedades únicas, como estabilidade térmica, à luz e/ou atividade biológica. Uma vez introduzidos no ambiente, podem se tornar poluentes em consequência da sua toxicidade ou de seus produtos de degradação. A necessidade de uma produtividade elevada tem levado a utilização cada vez maior dessas moléculas na agricultura o que pode causar impactos ao ambiente.
As substâncias usadas no controle de pragas e doenças em ambientes agrícolas, urbanos, hídricos e industriais são potencialmente nocivas, podendo ser cancerígenas, mutagênicas, teratogênicas e mimetizadoras de hormônios. Por isso, há uma crescente preocupação associada à sua presença no meio ambiente, haja vista os possíveis impactos na qualidade das águas superficiais e subterrâneas e do solo.
O maior risco de efeitos indesejados dos agrotóxicos ocorre por meio da contaminação do sistema hidrológico, que mantém a vida aquática e as cadeias alimentares a ele relacionadas. Principalmente tendo-se em vista que a água é indispensável para praticamente todas as atividades humanas, das quais se destacam o abastecimento doméstico e industrial, a irrigação agrícola, a geração de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação, além da preservação da flora e fauna.
A água é uma das vias primárias pelas quais os agrotóxicos são transportados dos locais que foram aplicados para outros