agrotoxicos
Objetivos: Possibilitar que os estudantes pesquisem, analisem, questionem e construam conhecimentos sobre Agrotóxicos capaz de desencadear uma postura crítica sobre a preservação do Meio Ambiente.
Justificativa: A idéia de desenvolver um projeto que problematizasse a questão da utilização de agrotóxicos nas lavouras surgiu em primeiro lugar pela própria localização da escola, que se situa na zona rural do município de Três Pontas/MG e pelo fato dos estudantes serem moradores da zona rural do entorno da escola e conviverem com esta realidade sem se questionarem sobre as conseqüências do uso indiscriminado de agrotóxicos para as pessoas e para o meio ambiente.
Conteúdos: Ciências, Meio Ambiente, Língua Portuguesa e Artes.
Ao relacionar os conteúdos espera-se que os estudantes estabeleçam relações entre as disciplinas garantindo a construção do conhecimento, contribuindo para que o aluno questione a realidade, formule problemas tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica.
Público Alvo: Ensino Fundamental/Anos Iniciais – 4º e 5º anos.
Tempo Estimado: Abril á junho/2011.
Material Necessário: Livros Didáticos, revistas, jornais, textos sobre o tema, vídeos, ônibus para transportar os estudantes para as visitas.
Metodologia: Estudo em sala de aula, palestras, visita à lavoura, visita ao local de recebimento de embalagens de agrotóxico do município, assistir à vídeos, pesquisa, entrevistas.
Desenvolvimento:
• Para identificar o que os estudantes conheciam sobre agrotóxico o professor fez a pergunta sobre o que eles sabiam sobre o tema e foi registrando as respostas no quadro de giz.
• Problematizou as respostas dos estudantes proporcionando nova discussão.
• Perguntou aos estudantes o que não sabiam sobre agrotóxicos adotando o mesmo procedimento de registro no quadro de giz.
• E continuou: Como é que vamos saber o