PROJETO 2 PEDAGOGIA HOSPITALAR
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE
DISCIPLINA:
PROJETO II
PROFESSORA:
OTÍLIA MARIA
ESTUDANTES/MATRÍCULAS:
Jênifer Simões 13/0116041
Júnia Luz Matricula 13/0118362
Mariana Monteiro Matricula 13/0125407
Joselena Patricio da Silva santo 13/0117625
Daniela Rezende 13/0123897
Lidiane Barbosa de Freitas Souza – 13/0120839
PEDAGOGIA HOSPITALAR
A preocupação de estender a educação a crianças hospitalizada teve seu inicio com
Henri Sellier 1935 que foi o primeiro a inaugurar uma escola especializada para crianças
Inadaptas
, podendo assim suprir o déficit escolar das crianças hospitalizada devido à tuberculose. Após isso contagiou toda a Europa de forma que vários países tomaram a mesma a iniciativa.
A pedagogia hospitalar é um trabalho com o objetivo de auxiliar, acompanhar e desenvolver a aprendizagem, aplicando conceitos educacionais nos ambientes hospitalares, possibilitando crianças ou adolescentes hospitalizados o acesso ao acompanhamento escolar, de forma que eles possam estar inseridos no contexto educacional e também proporcionando a socialização, a humanização e o acompanhamento psicossocial e pedagógico.
Na Segunda Guerra Mundial surgiu um grade número de crianças hospitalizadas fezse necessária a implementação do pedagogo nos hospitais.
Em 1939 é criado o
Centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância
Inadaptadas de Suresnes C.N.E.F.E. I com o objetivo de formar professores capacitados a atuarem em hospitais. Com isso foi criado o cargo de professor hospitalar junto ao ministério da educação na França.
No Brasil a pedagogia hospitalar teve início na década de 50 na Santa Casa de
Misericórdia de São Paulo, e no Rio de Janeiro, o Hospital Escola Menino Jesus foi um dos primeiros a implementar a integração saúde e escola que mantém até hoje