Projeto ''Virando a própria Mesa''
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
ADMINISTRAÇÃO – 2º NC
ANÁLISE DO LIVRO
Virando a Própria Mesa
Alunos:
Alisson Martins
Antônio Farias
Danilo Morais
Paulo Ferraz
Paulo Osman
Jaboatão dos Guararapes
2014
Introdução
O presente documento visa contemplar as exigências da Coordenação do Curso de Administração – 2º período no que diz respeito ao TRABALHO INTERDISCIPLINAR. O nosso grupo foi incumbido de trabalhar com a obra SEMLER, Ricardo. Virando a própria mesa. São Paulo: Best Seller, 1988. O trabalho foi dividido em quatro partes, cada uma contemplando os requisitos de interdisciplinaridade de cada disciplina.
Teorias Administrativas
Foram identificadas diversas teorias administrativas no texto, segundo a discriminação a seguir:
Semler (1988, p. 30) nos relata que em seus primeiros dias na empresa, ficou chocado ao presenciar a revista dos operários na fábrica. Ao comentar com os diretores ficou sabendo que isto era procedimento padrão, pois roubo era um problema sério em qualquer empresa.
Neste primeiro momento enquanto o autor ainda não era presidente da Empresa (mas esta era dirigida por seu pai), podemos perceber traços de Taylorismo, pois o ser humano não pode ser confiado e deve ser tratado sempre com cautela.
Semler (1988, p. 31) descreve a impressão que as pessoas tinham do seu pai: Meu pai sempre teve cara de bravo. Homem elegante, de peito estufado, esportista ávido até o final da vida, ele impunha respeito e temor. Meus amigos preferiam me deixar na porta de casa para não encontra-lo. Quase todos tinham medo dele. [...]
Nestes trechos podemos concluir que o pai do autor, a quem ele veio suceder na empresa, possuía uma liderança autocrática, distante dos funcionários, que o temiam.
Semler (1988, p. 35) relata que sua família tinha dificuldade em aceitar certas características de seu comportamento como líder. Contrastando severamente com o estilo do seu