Projectos de redes-engenharia informática
Introdução ao modo de configuração dos routers
Num router, só é possível fazer toda a configuração no acesso privilegiado, esse acesso é activado usando o comando “enable”. O modo privilegiado é reconhecido pela mudança de carácter “>” para “#” na linha de comandos. Para configurar um router é necessário estar no modo de configuração; para activar este modo é usado o comando “config terminal”. Para sair do modo de configuração faça “control-z” ou então escreva “end” ou “exit” consoante queira sair por completo do modo de configuração ou apenas ir para o nível acima (sair da configuração da interface, por exemplo).
Para ver a configuração deve-se utilizar o comando “show run”, este lista a configuração que o equipamento está correr, este comando deve ser sempre feito no modo privilegiado sem estar no modo de configuração. Também devem utilizar o comando “copy running-config startup-config” para ir gravando a configuração de rede de cada router em que estão a trabalhar.
Fase1: Plano de endereçamento
Considere que vos atribuíram a gama de endereços privada 10.0.15.0/25. Esta deve ser distribuída pelas três LANs para que a LAN1 tenha o dobro dos endereços que a LAN3 ou que a LAN2. O número de endereços da LAN3 e da LAN2 deve ser igual.
Considere que devem ser atribuídos 4 endereços (máscara /30) às 4 ligações série (a vermelho) da gama de endereços 192.168.10.0/28.
Calcule os endereços de rede e difusão para cada LAN e atribua manualmente (ainda sem configurar) na Figura 1 os endereços a cada máquina: PC, Server e a cada interface dos routers.
Inclua no relatório uma figura da rede com todos os endereços IP