Projecto pedagógico
INICIAÇÃO Á INFORMÁTICA PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
INTRODUÇÃO:
Cada vez mais a importância da informação aparece relevada nas sociedades em que vivemos. A crescente complexidade das organizações requer cada vez mais informações para a sua gestão com um grau de qualidade crescente e em quantidades cada vez maiores.
Diante do problema da multiplicidade e da diversidade da informação a armazenar e a recuperar, a reacção geral é a de procurar melhorar a eficácia dos sistemas de tratamento da informação, utilizando para isso a informática.
Com a ajuda do computador pode-se analisar os dados e fazer o apuramento de resultados em alguns centésimos de segundo, o que dantes nos levaria semanas ou meses a efectuar.
De facto a informática é uma técnica que exige grandes conhecimentos, uma perfeita definição dos objectivos a atingir, equipamento apropriado mas que em contrapartida, nos oferece uma enorme capacidade de memorização, processamento de um volume de dados sempre crescente, rapidez, exaustividade e precisão de resposta.
Deste modo, é necessário modernizar-se cada vez mais, os serviços públicos, aumentando a celeridade dos processos e desfrutando das capacidades que a informática nos trás respondendo de uma forma mais eficaz e precisa, no que diz respeito à melhoria de resposta e satisfação da população que recorre a estes serviços.
Com a introdução do novo regime de avaliação e desempenho pelo governo, é necessário que todos os funcionários públicos, dominem a área de informática, e contribuam, para a modernização da Função Pública, no que diz respeito ao desempenho das suas funções, na eficácia, celeridade e organização do trabalho desenvolvido, em prol do serviço público, prestado à população.
FINALIDADE:
A acção pretende dotar os formandos de competências para a utilização do computador, explorando as suas ferramentas básicas, adaptando-as às necessidades diárias do seu trabalho, utilizando o processador