Titulação
[pic]
Objectivo do Trabalho
Introdução
Materiais & Reagentes
Procedimento
Cálculos e Resultados
Conclusão
Bibliografia
[pic]
Neste trabalho pretendemos fazer uma Titulação Ácido-Base usando com ácido forte o HCl, e como base forte o NaOH, o objectivo é observar a mudança de cor que opera durante a variação brusca do valor de pH, típica de uma titulação ácido forte base forte.
[pic]
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exacta de uma solução.
Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.
O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reacção ou ponto de equivalência da reacção. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiometrico. Na prática, há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação.
Utilização da bureta
Numa titulação a solução titulante é, geralmente, medida com uma bureta. As buretas mais utilizadas são as de capacidades de 25 ml e de 50 ml.
Antes de utilizar uma bureta, esta deve lavar-se com cuidado, de forma a evitar qualquer vestígio de gordura no seu interior, com o objectivo de impedir que algumas gotas de solução fiquem aderentes as paredes, provocando um erro na leitura do volume.
Após a lavagem da bureta esta deve ser enxaguada duas vezes com pequenos volumes da solução cujo o volume se pretende medir. Evita-se assim ter de se proceder a sua secagem.
A bureta enche-se com um funil, devendo haver cuidado de o retirar após o