Programação neurolinguistica
Estejamos falando ou calados, todo comportamento tem valor de mensagem. Comunicamo-nos verbalmente e não-verbalmente, e o que emitimos nesses dois níveis exerce uma influência sobre os nossos interlocutores. A questão é saber que tipo de influência quer exercer e se os interlocutores e nós mesmos ficamos satisfeitos com o resultado.
Em matéria de comunicação eficaz, a posição da PNL sobre este ponto é:
Não é a intenção ou a realização do que as pessoas fazem que conta, por melhor que seja, mas é o resultado obtido (como fazem). É a reação do seu interlocutor que o informa daquilo que você realmente conseguiu passar. Obtemos dos outros o que instalamos neles. Teste da realidade:
Essa afirmação é a regra de ouro da PNL em matéria de comunicação, e a escolha aconselhada é se basear no feedback (avaliação) presente que o outro nos oferece. É o teste da realidade. Em uma conversação, aquele que cativa a atenção de uma pessoa e conduz esse diálogo, sabe comunicar-se. Na tarefa da comunicação, o objetivo a ser atingido é claro e realista, cabe ao comunicador, em 100%, a tarefa de se fazer compreender para alcançar os seus fins. Deve-se ajustar o estilo de comunicação, baseando-se no que vemos e ouvimos do interlocutor. Havendo diferenças de indivíduo para indivíduo, é útil possuir um repertório comportamental bastante amplo para adaptarmo-nos com flexibilidade dos nossos diferentes interlocutores.
Congruência
Congruência é o nome do estado no qual cada fibra do seu ser está em harmonia. Não importa onde esteja a sua atenção, ela não estará dispersa. Se você olhar de novo para esta descrição, vai achar que a congruência é caracterizada pela ausência de "operadores modais". Não existe nenhum "tem que", "deveria", "escolhas", "desejos" ou "possibilidades" se introduzindo no que você está fazendo no momento. Outra maneira para descrever isso é que todos os operadores