Ascensão da classe c a bens e serviços
Ascensão da Classe C a Bens e Serviços
Introdução
Classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos especialmente o
Econômico.
Desenvolvimento
Entre as classes sociais uma vem se destacando é a classe C, composta pelos empregados domésticos, garçons, vendedores de loja, cabeleleiro, pedreiros entre outros.
A classe C se destaca por ser protagonista das mudanças socioeconômicas pela qual tem passado o Brasil nos últimos anos, a nova classe passou a englobar mais da metade da população.
De um modo geral essas pessoas são: racionais, consumistas e personalistas, além de dar enorme importância a boa aparência essas informações fazem parte da pesquisa “Classe C Urbana do Brasil”.
Perfil Social da Classe
A nova classe é jovem e representada majoritariamente por afrodescendente exceto no Sul.
Segundo a pesquisa Ibope mostra que a classe C tem menos problemas de peso que as classes abastardas, apenas 27% do segmento C, esta acima do peso.
Na comparação entre os sexos, os homens vivem menos que os da AB e as mulheres exercem mais responsabilidade sobre a família e são autônomas em relação ao consumo.
Hábitos de Consumo da Classe
Costuma-se planejar mais o que vai comprar principalmente bens duráveis, dentro deste segmento apenas
29% são impulsivos.
As empresas de olho na classe C têm seus planos para conquistar esse público de mais 100 milões de pessoas e por isso a classe foi dividida em quatro segmentos de modo a permitir uma boa orientação para suas empresas.
Vejamos essa divisão:
*Os racionais: São mais planejadores, representam 31% da nova classe, esse segmento busca descontos e cuida de si.
*Os consumistas: Somam 29% do total são majoritariamente formadas por mulheres que relacionam o consumo à auto- estima, com tendência a serem impulsivas em suas compras.
*Personalistas: são em sua maioria jovens e não gostam de tradições, somam 21% da população.
*Conformistas: Formada