Teste
Protocolos TCP e UDP
Topologia de rede é necessária para se manter o controle lógico e físico de uma rede estruturada. Enquanto a física demonstrará qual é a aparência da rede e a lógica descreverá como os fluxos de dados trabalharão através da rede.
TCP é a sigla para Transmission Control Protocol é um dos protocolos principais utilizados e que assenta o centro da Internet pela forma em que trabalha enviando os pacotes de forma correta, em ordem e sem erros pela rede. Situa-se na camada 4 (transporte) do modelo OSI.
Como características técnicas possui o fato de ser orientado à conexão, onde uma aplicação envia uma requisição de conexão para o destino e utiliza esse meio para fazer a transferência de dados. Realiza a entrega ordenadamente, onde os pacotes serão trafegados de forma correta e em blocos num tamanho ordenado e arbitrário, geralmente em octetos. Ao utilizar um protocolo de camada inferior (por exemplo, o IP), pode ocorrer de os pacotes não chegue ordenado, o TCP fará o papel de reconstruir o pacote ao destinatário mediante o número de sequência. Consegue trabalhar em full-duplex, onde consegue fazer conexões simultâneas nas direções cliente-servidor e vice-versa além de trabalhar com o campo janela para controlar o fluxo. Enquanto o destinatário envia mensagens ao receber um dado para confirmar a recepção de um segmento.
TCP também trabalha com o conceito de porta, onde uma aplicação é atrelada a uma porta de conexão. Alguns serviços já possuem como padrão essas portas, que são chamadas de “portas bem conhecidas” que é designada da porta 1 a 1023. Nessas portas já estão pré-definidas as escutas passivas, como os serviços de HTTP e FTP, por exemplo.
UDP é a sigla para User Datagram Protocol e diferentemente do protocolo TCP não é um protocolo confiável. Enquanto o TCP realiza as entregas com garantias, sem a necessidade de implementações, o UDP não possui qualquer garantia de entrega desses pacotes e para que tenha é preciso implementar