Programação neurolinguistica
Com o observar das experiências e o movimento dos tempos, fui percebendo o papel muito limitante que o trauma representa na vida de muitas pessoas. Todos, provavelmente, sabemos que qualquer tipo de abuso físico, emocional e mental pode ser traumatizante. Mas refiro-me à diversidade e aos mais sutis traumas dos quais nem sempre percebemos conscientemente. Estes eventos, perceptivamente simples e "inocentes", acontecem quase diariamente com muitas pessoas. E podemos estar ignorando a nossa habilidade de fazer algo imediato e funcional para dissolver e/ou ressignificar um provável trauma.
Nossa mente cria modelos da realidade, usando como referência os cinco sentidos. E estes modelos são "filtrados" pelo foco da atenção, de modo que o mesmo estímulo pode ser percebido de maneiras totalmente diferentes por cada pessoa. Um exemplo é quando alguém sorri para você. Esse mesmo gesto pode ser interpretado como um sinal de simpatia, alegria, deboche ou segundas intenções. O mesmo acontece com o trauma. Nós precisamos estar preparados para agir de imediato sobre isto e fazer algo funcional. Este artigo tem o objetivo de ajudar você a tratar esse problema de maneira prática e específica.
A NATUREZA E O EFEITO DO TRAUMA
Um acaso ou um comentário eventual pode causar um trauma. Um olhar pode causar trauma. Uma nota baixa em um teste na escola pode causar trauma. Ser o último selecionado na