Programação de mrp
O objetivo do planejamento de produção é o desenvolvimento de ações que vão orientar os recursos da produção, em relação às suas necessidades estabelecidas pela demanda. Os principais fatores a serem levados em conta nesse planejamento são: velocidades de produção, flexibilidade, número de itens em estoque, custo dos materiais em processo, estoque de obsoletos, níveis de eficiência das linhas de produção e capacidade das linhas de produção.
A função da Programação da Produção não é a de simplesmente emitir documentos autorizando a produção, mas a de Administrar os recursos de uma empresa industrial para cumprir os prazos prometidos aos clientes. A principal finalidade da Programação da Produção é atender aos prazos de entrega dos produtos vendidos. Na Programação da Produção deve se levar em consideração a forma da promessa de entrega, isto é, se o prazo é o da entrega ao cliente ou da data de faturamento. Se a promessa do prazo é o da entrega, o tempo gasto para o transporte deve ser considerado na elaboração do Programa de Produção. O controle da Produção serve para verificar periodicamente se as etapas da produção estão dentro dos prazos estipulados e alocar recursos para que os prazos sejam cumpridos.
Ao planejar a Programação da Produção é preciso verificar se os estoques das matérias-primas irão ser suficientes para a produção planejada, caso não, será preciso a compra de materiais para complementar a necessidade da produção.
A programação fornecida pelo MRP geralmente traz as seguintes informações:
• Um escala de tempos, geralmente semanal;
• A identificação do item;
• As necessidades brutas e suas datas;
• O estoque disponível;
• Os recebimentos Programados e suas datas;
• As necessidades Líquidas e suas datas;
• As datas e quantidades de cada liberação de ordem;
Conciliação do Fornecimento e da demanda de recursos As principais atividades do planejamento de produção são: