Programação controle de produção
Produzir é algo complexo. Algumas empresas fabricam poucos produtos diferentes, enquanto outras fabricam muitos produtos. Entretanto cada uma utiliza diversos processos, maquinários, equipamentos, habilidades de trabalho materiais. E, para ser lucrativa, uma empresa necessita organizar todos esses fatores para fabricar produtos certos no tempo certo com o mais alto nível de qualidade e, fazê-lo de forma econômica.
PRODUÇÃO – é a transformação da natureza da qual resulta bens de consumo que vão satisfazer as necessidades do homem. Portanto, produzir é dar uma nova combinação aos elementos da natureza. A sobrevivência e sucesso de uma organização dependem da eficiência com a qual produz seus bens e serviços, sendo o custo do produto determinado em grande parte pela eficiência do seu sistema produtivo. Assim sendo, as organizações atuam na busca do aperfeiçoamento de seus Sistemas de Administração da Produção, considerados por Giannesi & Correia (1993) como o coração dos processos produtivos. Um bom sistema de planejamento deve responder a quatro questões: 1. O que pretende fabricar? 2. O que é necessário para fabricar o que se pretende? 3. O que a empresa possui? 4. De que a empresa precisa?
O Planejamento e Controle da Produção estão entre os principais fatores que influenciam a produtividade industrial. As empresas devem se adaptar as condições de mercado, que mudam constantemente, afetando o tempo disponível para a tomada de decisões. Poucas áreas dentro da administração empresarial mudaram tanto como a Administração da Produção, nos últimos tempos. A produção, durante anos, foi considerada quase um mal necessário suportado pelos outros setores porque, afinal, uma empresa de manufatura não podia escapar de fazer seus produtos.
1
Entretanto nos últimos anos, é notório que se estabeleceu um novo paradigma revalorizando o papel da manufatura frente aos objetivos