Programas Sociais e Atuais em Saúde
Introdução:
Com o objetivo de aumentar a inclusão social e reduzir a desigualdade, nos últimos 20 anos o número de projetos sociais criados pelo governo federal cresceu consideravelmente. No entanto outras classes sociais têm acesso a incentivos, para melhorar os índices de saúde, educação e também para promover o aquecimento da economia. Conheça alguns destes importantes programas sociais na área da saúde.
Rede cegonha / 2011: Foi criado com o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade materna. E concedido as gestantes um auxílio financeiro para deslocamento as consultas de pré - natal e à unidade de saúde onde será realizado o parto. Esse programa tem por finalidade humanizar e ampliar o atendimento obstétrico no SUS (Sistema Único de Saúde) a mulheres de baixa renda.
Saúde não tem preço / 2011: Este programa oferece medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. Segundo dados do governo federal este programa contribui com uma economia de 12% para as famílias de baixa renda. O cadastro pode ser feito em mais de 15 mil postos espalhados por todo o país basta apresentar CPF, um documento com foto e a receita médica.
Crack é possível vencer / 2011: Tem como objetivo oferecer tratamento a usuários, combater o tráfico e a prevenção através da educação, informação e capacitação.
Neste programa estão envolvidos: ministério da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e
Educação entre outros.
Projeto caminho de volta / 2004: Ajuda na identificação de crianças e adolescentes desaparecidas através da realização de exame de DNA dos familiares e das crianças que forem encontradas, além do apoio psicológico para às famílias envolvidas.
Programa de saúde mental – Dose Certa / 1999: Este programa proporciona tratamento a pacientes de distúrbios mentais em nível ambulatorial com a finalidade de reduzir as internações psiquiátricas.
Conte comigo / 2003: Programa implantado na rede pública de saúde estadual
com