projeto de pesquisa passo a passo
*Alunas
**Professora e coord.
RESUMO:O artigo trata sobre o desenvolvimento histórico da família e suas múltiplas formas de organização na sociedade brasileira. As mudanças ocorridas na matricialidade familiar acarretaram um novo padrão de proteção social á família.Nesse processo vários programas de atenção a família foram implantados, visando melhorias na qualidade de vida das famílias pobres. Com a reaproximação dos ideários neoliberais as políticas que deveriam ser de caráter universal, mas ocorre o contrário, elas passam a ser seletivas efocalistas, acarretando novos desafios aos profissionais que atuam no âmbito das políticas sociais. Na saúde observarmos que ocorre o mesmo processo, os programas que deveriam ser em benefício as famílias acabam sendo usados como escape do estado de suas obrigações dentro da área hospitalar.Unsdos desafios dos profissionais ligadosa saúde é olhar além do paciente e vê-lo como sujeito de direito inserido numa totalidade e não como um problema individual.
PALAVRAS-CHAVES: Famílias, Políticas Sociais e Saúde
INTRODUÇÃO:
O presente artigo tem por finalidade esclarecer as novas formas de organização familiar, os rumos que ela toma atualmente em que se torna referência em relação à proteção social no Brasil, seja na área da saúde como na área da assistência social, no que diz a respeito dos programas, benefícios e serviços de atenção à família.
Portanto a/o assistente socialé requerido o de desenvolver atividades relacionadas ao atendimento da família, sendo propositivo frente aos reflexos da questão social, na defesa da garantia e cumprimento dos direitos dos usuários, diante as demandas, tendo clareza das questões mais importantes que acontecem no dia a dia das famílias com as quais os profissionais atuam.
_________________________
*Discentes do 6º Semestre do curso de Serviço Social
**Prof. Marisa Antônia de Souza, docente do curso de Serviço Social
DESENVOLVIMENTO: