A Estrutura Do Projeto De Pesquisa Material Para O Passo 4 E 5 1
Não se trata de um receituário, mas apenas uma orientação. Não é necessário estar na ordem que aparece no manual:
a) Introdução é a elaboração de um texto no qual se apresenta a pesquisa que será realizada. Aqui se respondem às seguintes perguntas:
a) o que vou fazer?
b) por que ou para que vou fazer?
c) Como fazer
d) o que pretendo mostrar com a pesquisa (qual é o objetivo)?
b) Delimitação do tema: Área ou campo de interesse a ser investigada. Trata-se de uma apresentação do assunto a ser pesquisado. Definição do campo de pesquisa – critério espacial (local onde o fenômeno em estudo ocorre), critério temporal (situa-se no momento corrente, durante um período, exemplo últimos 5 anos ou durante o verão, durante a seca); população (quem será objeto da pesquisa).
c) Problema (problematização): questão que o trabalho pretenderá responder. O problema deve ser formulado como uma pergunta. O problema deve ser claro e preciso.
d) Hipótese: consiste em apresentar um ou mais enunciados, sob forma de sentença, que resolve provisoriamente o problema. A pesquisa tratará de buscar respostas que refutam ou corroboram as suposições que forem apresentadas.
e) Objetivos: Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Metas a serem alcançadas ao término da investigação. Geralmente se formula um objetivo geral, de dimensões mais amplas, articulando-o a outros objetivos mais específicos. Para a descrição dos objetivos, sugere-se a utilização do verbo no infinitivo. Eis alguns verbos que podem ser usados para elucidar objetivos:
Aperfeiçoar, ampliar, aplicar, aprimorar, adequar, assegurar, adquirir, buscar, caracterizar, criar, conduzir, construir, coordenar, capacitar, definir, desenvolver, diagnosticar, elaborar, estabelecer, estudar, promover, prosseguir, projetar, pesquisar, fornecer, estruturar,