Programa nacional de imunização
OBJETIVO ▪ Contextualizar o PNI e conhecer as responsabilidades por sua execução no âmbito central, regional e municipal.
Colega,
Na unidade anterior, apresentamos vários conceitos referentes à imunização. Nossa intenção foi “mapear esse terreno” para o campo das vacinas, avaliando sua importância.
Nesta segunda unidade, falaremos do Programa Nacional de Imunização (PNI) como um todo. Nosso objetivo é descrever seus elementos, enfocando a atuação nos níveis central, regional e municipal. Começamos com uma reflexão:
Não existem excluídos para o PNI. As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo a locais de difícil acesso — às matas, aos morros, aos becos das favelas, às palafitas. Eles vão aonde é preciso ir para imunizar a população.
Humberto Costa
O que é o Programa Nacional de Imunização? O Programa Nacional de Imunização (PNI) é reconhecidamente uma das medidas mais bem sucedidas da saúde pública brasileira. É o resultado do trabalho integrado entre as diferentes esferas de governo: federal, estadual e municipal. Algumas ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde (MS) têm recebido destaque internacional e uma delas é o Programa Nacional de Imunização. Você deve estar se perguntando qual a razão desse destaque internacional, não é mesmo? O Programa Nacional de Imunizações, criado em 18 de setembro de 1973, chega aos 38 anos em 2011, em condições de mostrar resultados e avanços notáveis. Tudo o que alcançamos em nosso país, relativo a imunizações, está muito além do que já foi conseguido por qualquer outro país, apesar das dimensões continentais e da tão grande diversidade socioeconômica que nos caracteriza. Nesse aspecto particular, somos respeitados e admirados por países dotados de melhores condições socioeconômicas para o desenvolvimento