Pni - programa nacional de imunização
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO PNI
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) visa contribuir para o controle das doenças infecto-contagiosas, tais como: a poliomielite (paralisia infantil), sarampo, difteria, tétano, coqueluche, tuberculose e outras.
O Programa foi formulado em 1973, a partir de uma proposta básica elaborada por técnicos do Departamento Nacional de Profilaxia e Controle de Doenças (Ministério da Saúde e da Central de Medicamentos CEME - Presidência da República) e renomados sanitaristas e infectologistas.
Sistema de Informações do PNI - SI-PNI
Tem por objetivo possibilitar a avaliação do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita o controle do estoque de imunes, necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.
O SI-PNI é formado por dois subsistemas
Subsistema de Avaliação do Programa de Imunizações - API- fornece informações sobre a cobertura vacinal (em rotina e em campanhas). Pode ser utilizado nos níveis Federal, Estadual, Regional e Municipal.
Subsistema de Estoque e Distribuição de Imunobiológicos - EDIque controla o estoque e a distribuição dos imunobiológicos em âmbito Estadual e Federal
OBJETIVOS DO PNI contribuir para a manutenção de erradicação da poliomielite. contribui para o controle e erradicção de doenças.
Redução de mortalidade e morbidade das doenças .
ORGANIZAÇÃO DA SALA DE VACINA
Paredes e o piso lavaveis
Pia com torneira
Interruptor para cada equipamento
Deve ser arejada
Iluminação adequada
Entrada e saída independentes
Material da sala de vacina
Bancada e mesa
Refrigerador
Mesa com gavetas e cadeira
Suporte de papel toalha
Armário com porta
Termômetro máximo e mínimo
Termômetro clínico