Concordância verbal
Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito.
Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região.
O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. numeral substantivo artigo pronome fem. fem. fem./plural fem. plural plural plural adjetivo fem. plural
A concordância pode ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito.
Ex.: O homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos.
sujeito na 3ª pessoa do singular
Verbo na 3ª pessoa do singular
Regra Geral
O verbo concordará com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), mesmo que este venha deslocado.
Ex1.: Nós nunca discordamos de você.
1. Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo,isto é, uma única palavra principal. . 2. O núcleo do sujeito nunca é determinado por preposição (de, em, com etc...)
sujeito na 1ª pessoa do plural
verbo na 1ª pessoa do plural
Ex2: Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Verbo na 3ª pessoa do singular sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela)
Não importa a posição do verbo (antes ou depois do sujeito simples): a concordância é sempre feita com o núcleo dele.
Coletivos especificados Uma nuvem de gafanhotos destruiu (ou destruíram) a plantação. Porcentagens especificadas 63% da população apóia (ou apóiam) essas medidas. Com as expressões: a maior parte dos..., A maioria dos..., Grande número de.... A maioria dos participantes preferiu (ou preferiram) interromper o curso. Com as expressões: quantos de nós... quais de vós... Quantos de nós não souberam (ou soubemos) viver.
Obs. Porcentagens: a) Se há determinantes no plural, é obrigatória a pluralização do verbo. Ex: Os 63% da população apóiam essas medidas. b) Quando o verbo vem anteposto à