Programa Nacional de Imunização e Programa DST/AIDS: tipos de modelo sistêmico se enquadram e necessidade do programas no atingimento das metas e sobre o benefício para a população.
Definição: o modelo sistêmico, em que a política é definida como resposta de um sistema político a forças geradas no ambiente. O sistema político é o conjunto de estruturas e processos inter-relacionados que funcionam para produzir alocações de valores para a sociedade. O conceito de sistema implica uma série de instituições e atividades na sociedade que funcionam para transformar demandas em decisões imperativas requerendo suporte legitimador da sociedade como um todo. Implica também que os elementos do sistema são inter-relacionados, que ele pode responder a forças do seu ambiente e que fará isso para se autopreservar.
O modelo sistêmico, representado na Figura 2, identifica asdimensões significativas do ambiente que geram as demandas para o sistema político e as características significativas do sistema político que o capacitam a transformar demandas em decisões e políticas públicas e, ao mesmo tempo, preservar sua estabilidade; eprocura explicar como os inputs ambientais afetam o conteúdo da política pública, como as características do sistema político afetam o conteúdo da política pública, e como a política pública afeta, através de processos de feedback, o ambiente e a dinâmica do sistema político.
Figura 2: Modelo Sistêmico
Fonte: Adaptada de Easton (196
Programa Nacional de Imunização:
O Estado é o “encabeçador” da aplicação dessa política, que vai desde a elaboração dos manuais, monitoramento, controle até a execução das ações de intervenção. Com base na situação epidemiológica das doenças imunopreveníveis, aliado à escolha da melhor idade para aplicação dos imunobiológicos, dá-se a elaboração do calendário vacinal. Embora bastante institucional, encaixo esse programa no modelo incrementalista, pois, o Ministério da Saúde define as vacinas