Programa filosofia para crianças-educação para o pensar (pfc)
O programa propõe um espaço investigativo-dialógico, em que as salas de aula devem ser espaços nos quais as crianças e jovens aprendam a investigar e o aprendam a fazer em colaboração, compartilhadamente, com os outros. Um conjunto de esforços intencionais tendo em vista desenvolver a capacidade de pensar melhor buscando incentivar as crianças e jovens a exercerem um pensamento reflexivo, rigoroso e crítico, profundo, criativo, cuidadoso, contextualizado e auto-corretivo. É o conceito central para a iniciativa de ensinar a pensar melhor e a desenvolver o bom senso.
Nesses espaços será desenvolvida a “Filosofia para Crianças”, programa de iniciação filosófica para crianças, disposição, desde o mais cedo possível, para investigarem continuamente as “temáticas filosóficas”, questões que servem para orientar sua forma de ser gente, agir, pensar, valorar, questões que norteiam sua vida.
As crianças questionam tudo.
É neste espaço que uma "educação filosófica" precisa estar presente se queremos gerações não conformistas e, portanto, participativas na construção de um mundo com referências mais claras e mais consistentes, porque mais bem pensadas por todos.
Tal espaço privilegiado precisa ser otimizado. Uma das formas de fazê-lo é criar momentos nos quais, intencionalmente, as crianças e jovens são incentivados a explicitar seus questionamentos filosóficos
Nestes momentos, profundamente educativos do ponto de vista da formação humanística básica, são diversos os recursos possíveis: situações vividas que podem ser retomadas; peças teatrais; filmes; pequenos textos; pequenas histórias;