Hidrantes urbanos
CFS - 2007
DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA ASSUNTO: HIDRANTES URBANOS
INSTRUTOR: MAJ BM JAMES MONITOR: 3º SGT BM CÉSAR ALUNOS: ODILON EVERALDO M. CAMPOS Nº.: 02 17 26
HIDRANTES URBANOS
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E UTILIZAÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS
HIDRANTES URBANOS
INTRODUÇÃO
Houveram eventos que demarcaram de sobremaneira um novo período com a preocupação e a segurança contraincêndios em edificações. Neste trabalho serão abordados aspectos acerca dos Hidrantes Urbanos, destacando-se toda a estrutura do sistema, tais como: definição, classificação, detalhes construtivos, etc., e uma pequena explanação sobre esse sistema na cidade de Rio Branco.
HIDRANTES URBANOS
OBJETIVO
Geral - Apresentar o Sistema de Hidrantes Urbanos com suas características, classificações e componentes. Específicos: Identificar, através de busca documental e verificação “in loco” os hidrantes existentes na cidade de Rio Branco-AC; Descrever as condições operacionais dos hidrantes existentes.
• •
HIDRANTES URBANOS
METODOLOGIA
Para a realização do presente trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. • A primeira etapa teve suporte na busca de referencial teórico na literatura técnica disponível em livros, manuais e legislações de outros Corpos de Bombeiros de nosso país. • Numa segunda etapa pesquisou-se, junto à Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, documentação relacionada ao sistema de hidrantes urbanos da cidade. • Posteriormente, coletaram-se informações “in loco” a respeito dos hidrantes existentes na cidade.
HIDRANTES URBANOS
Conceitos
Segundo o Manual Técnico de Bombeiros da polícia Militar – SP: Hidrantes são dispositivos existentes em redes hidráulicas, que possibilitam a captação de água para emprego nos serviços de bombeiros, principalmente no combate a incêndios. Segundo a ABNT (NBR 5667-2 e NBR 5667-1): Hidrantes são