Conduta no transito
CONDUTA NO TRÂNSITO UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
BRASÍLIA, 2012
RAISSA RISOLETA CAVALCANTE RIBEIRO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina do AVA, Direito e Legislação, no Curso de Ciências Biológicas, na Faculdade Anhanguera de Brasília.
BRASÍLIA, 2012
4 APRESENTAÇÃO
5 INTRODUÇÃO
6 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
7 TRÂNSITO NO BRASIL E NO MUNDO
10 CONDUTA DO MOTORISTA 13 AGRESSIVIDADE NO TRÂNSITO
14 CAUSAS, CONSEQUENCIAS E COMO EVITAR A AGRESSIVIDADE NO TRÂNSITO
16 CAUSAS DOS INCIDENTES NO TRANSITO E COMO EVITÁ-LOS
APRESENTAÇÃO
A taxa de acidentes de trânsito tem crescido assustadoramente nos últimos anos. A vida agitada e o aumento do estresse se refletem no crescimento da irritabilidade dos condutores, transformando-os quase em “pilotos de fuga”. Além disso, as péssimas condições das estradas e dos equipamentos de sinalização aumentam ainda mais a chance de ocorrência desses acidentes. É válido salientar a imprudência, a falta de comprometimento com a própria vida e também com a do próximo provocam o que temos visto nos últimos tempos, inúmeras mortes, famílias inteiras que se perdem, filhos que ficam sem os pais e pais chorando a morte de seus filhos. Devemos dar o valor real e merecido a essa situação alarmante, exigir atitudes enérgicas dos governantes para minimizar essas condições, mas acima de tudo encarar a nossa responsabilidade e mudar nossa conduta, mais ainda, mudar nossa forma de pensar, de encarar as situações vividas no trânsito.
4
INTRODUÇÃO
Em tudo o que fazemos há uma dose de risco, quando podemos passar por situações que comprometam a nossa segurança: seja no trabalho, quando consertamos alguma coisa em casa, brincando, dançando, praticando um esporte ou mesmo