Programa de Segurança Pública Unidade de Policia Pacificadora – UPPs
Unidade de Policia Pacificadora – UPPs
Com base nessa abordagem, a resenha formula uma reflexão sobre os dilemas, limites e potencialidades das UPPs, e do seu alcance sobre o exercício da cidadania, como trabalhar em ações ostensivas, que vão gerar sempre os mesmos resultados. A solução do problema de segurança publica no Brasil estão, nos nossos legisladores, “Nossos Políticos”, que são aqueles Deputados federais, Deputados Estaduais, Senadores e todos com o poder de reescrever leis a serem aplicadas em nosso ordenamento jurídico. E são eles que podem circular por ai de carros blindados, pagar escolta particular, pagar escolas particulares de primeiro mundo para seus filhos, ter os melhores planos de saúde para sua família (com o dinheiro dos nossos impostos), e terem a cara de pau de pedirem que continuemos os reelegendo. Esse sim é o Câncer Brasileiro.
Podemos dizer que as UPPs, na verdade advém de uma história de fracassos de experiências de policiamento especializado para favelas. Essas UPPS foram criadas para ajudar e reorganizar a ordem nas favelas do Rio de Janeiro, ajudando também a combater o tráfico de drogas, a violência e trazendo paz aos moradores das favelas, porém as mesmas ultimamente por muitas vezes não conseguem passar essa ideia para o povo brasileiro. E que para mim esta é uma opção paliativa para sanar a questão do tráfico nos morros. Onde o governo ainda prefere investir em UPP's, em detrimento de investimentos de maiores custos, como Escolas de qualidade, políticas sanitárias e de saúde pública e etc.
Na minha concepção não se deve "criar" e sim dar oportunidades aos cidadãos que ali vivem, dar oportunidades de empregos para as pessoas, trabalho, salários dignos, moradia decente, as UPP ajudam de forma geral, no combate e inibição somente na questão da violência, e não na parte sociocultural e de infraestrutura para os que ali passam suas vidas, sendo a maioria sem a dignidade que todos almejam.
Ao