Artigo UPP
Carolyne Santos Lemos
Resumo
Completando seis anos de vigência, as Unidades de Polícia Pacificadora – UPP são unidades de segurança policial instaladas em determinadas regiões periféricas do Rio de Janeiro com forte incentivo por parte do aparato de Estado e através do apoio dos holofotes midiáticos. Como salientam as lideranças de segurança pública do Rio de Janeiro, a proposta da UPP adota em primeira instância como estratégia de pacificação, a ocupação dos principais pontos territoriais acometidos pela alta incidência de traficantes sob a posse de armas de fogo, posteriormente, o desarmamento, cumprindo a tentativa de reduzir o índice de violência letal, um dos principais objetivos da Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.
O planejamento, a implementação e implantação dessas unidades militares de segurança pública têm colaborado com o crescimento de uma postura altamente autoritária por parte dos agentes policiais, que passam a exercer controle sobre o fluxo de vida dos moradores das regiões de favelas ocupadas por UPPs. A militarização das demandas sociais ganha sobreposição em face à necessidade de reforçar a ampliação da cidadania, a conquista de direitos sociais em âmbito democrático.
Palavras-chave: UPP, mercantilização da favela, domínio territorial, militarização do social.
Abstract
Completing six years of operation, the Pacifying Police Units - UPP are police security units in certain peripheral regions of Rio de Janeiro with a strong incentive on the part of the state apparatus and through the support of the media spotlight. How emphasize public safety leaders of Rio de Janeiro, the proposed pacification of UPP adopts at first instance and pacification strategy, the occupation of the main territorial points affected by the high incidence of traffickers under the ownership of firearms, subsequently, the disarmament, fulfilling the attempt to reduce the lethal violence index, a key