resenha do artigo as unidades policiais pacificadoras e os novos desafios para as favelas
JAILTON DO NASCIMENTO NUNES MATRÍCULA: 201310019517
Professor da Universidade Federal Fluminense, fundador e membro do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.
O artigo é resultado de formulações feitas pelo autor durante vários anos sobre a hegemonização dos moradores das favelas e o que essa percepção provoca em termos de políticas públicas, principalmente de segurança pública. A percepção homogênea não permite o reconhecimento da rica diversidade dos favelados, de suas práticas culturais e as estratégias criadas para suprir as lacunas de direitos fundamentais deixadas pelo Estado.
As mudanças ocorridas e suas conseqüências, a partir do impacto provocado pelas ações de ocupação das favelas pelas forças policiais cariocas, denominadas UPPs, que redefiniram as relações entre os órgãos estatais, as instituições dominantes na cidade e os espaços favelados. Expõe um conjunto de considerações sobre as oportunidades e os riscos que derivam do sucesso estratégico das UPPs como a regularização fundiária, direito do cidadão, e a especulação imobiliária que cria o risco de acabar com a identidade carioca das favelas.
A obra faz uma reflexão sobre uma nova conjuntura posta pelas UPPs na realidade social e econômica do Rio de Janeiro, representa a possibilidade de romper com a privatização da soberania, a capacidade de regular a ordem social da cidade sem interferência de grupos criminosos. A polícia pacificadora se mostra um grande avanço na medida em que confere a concreção prestacional a uma