História
Divisão internacional do tra balho • A divisão de atividades e serviços entre os i números países do mundo recebe o nome de Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
• Letícia
Ao longo do tempo, diferentes combinações das atividades produtivas entre os países im plicaram em diversas formas de Divisão Inte rnacional do Trabalho. A DIT expressa, port anto, essas diferentes fases da evolução hist órica do capitalismo: começando pela relaçã o entre metrópoles e colônias - e chegando às relações em que países desenvolvidos se agregam a países subdesenvolvidos ou não i ndustrializados. Meireislane
A DIT expressa, portanto, essas diferentes f ases da evolução histórica do capitalismo: c omeçando pela relação entre metrópoles e c olônias - e chegando às relações em que paí ses desenvolvidos se agregam a países subd esenvolvidos ou não industrializados.
• Suzana
Origem da Divisão Internaci onal do Trabalho
No final do século 15, o ciclo de reprodução do capital estava assentado, principalmente, na circulação e na distribuição de mercadori as entre metrópoles e colônias. As regiões d o mundo passaram a desenvolver funções di ferenciadas, uma vez que cada uma se espe cializou em fornecer produtos manufaturado s, matérias-primas, metais preciosos, etc.
Letícia
• Os diferentes papéis assumidos pelos paíse s inauguraram a divisão internacional do tr abalho, inicialmente caracterizada pela exp ortação de manufaturas pelas metrópoles e pela produção de matérias-primas pelas col ônias. • Meireislane
•
A necessidade européia de expandir seu capital mercantil resultou na conquista de novas terras. A partir desse momento, vári as partes do mundo foram submetidas a u ma dinâmica de produção e circulação com andada pelos europeus. Ou seja, a Europa i mpunha funções econômicas a vários outro s países. Foi o início de um domínio que se estende até os nossos dias.
• Suzana
Primeira Divisão Internacion