Programa de Educação Ambiental
Objetivos Gerais
Implementar um projeto pedagógico-ambiental, orientando professores a respeito das diversas atividades que estes podem promover com seus alunos para a conscientização ambiental dos mesmos. Sensibilizar alunos do Ensino Fundamental (segunda a quarta séries) e a comunidade escolar em que estão inseridos sobre questões ambientais voltadas para o seu cotidiano de forma atraente e lúdica, de maneira que possam difundir os conhecimentos adquiridos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Orientação de Educação Ambiental aos professores;
Auxílio no desenvolvimento de tais atividades;
Realização de uma feira para exposição à comunidade das atividades realizadas;
Confecção de cartazes e folders para os alunos, com “dicas ecológicas”;
Apresentação de uma peça teatral com temática ambiental para os alunos;
Arrecadação de materiais recicláveis (sucata) pelos alunos;
Venda dos recicláveis;
Atividade social a ser desenvolvida com o resultado das vendas;
Pesquisa de resultados e opiniões dos alunos e professores.
Público-Alvo:
Comunidade Escolar a comunidade escolar é composta por alunos, professores, funcionários, direção da escola, coordenação pedagógica e pais, responsáveis e a família dos alunos de uma escola (MACIEL, 2007). Contando apenas os alunos com suas famílias (admitindo que cada aluno tenha uma família com 3 pessoas), o projeto abrangerá aproximadamente 2.400 pessoas. Incluindo professores e funcionários, totalizam-se 2.500 pessoas. Porém, a comunidade escolar abrange muito mais do que isso, considerando que algumas famílias têm mais do que 3 componentes, além de parentes e vizinhos.
Local onde será feito o trabalho
Local de atuação: A Escola Municipal de Educação Básica “Profª. Patrocínia Robles Provenza”, ou EMEB “Patrocínia”, está localizada em Indaiatuba, São Paulo, no Jardim São Conrado e atende as crianças deste bairro e do Jardim Paulista e Jardim Morada do Sol. A escola possui 17 classes