Programa de conservação auditiva
Programa de Conservação Auditiva
Mineração Sousa & Cruz Ltda.
Março de 2013
* Identificação da Empresa
Razão Social: Mineração Sousa & Cruz Ltda
Endereço: Av. Saldanha Machado, nº 2014, Centro
CNPJ: 60.628.468/0022-81
Inscrição Estadual: 623.901.344.222
CNAE: 08.10-0
Grau de risco: 04
Número de Funcionários: 198
02-Introdução
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de medidas desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalação ou a evolução de perdas auditivas ocasionadas por exposição a ruído excessivo, existente em empresas. O PCA está previsto na Portaria 19 do Ministério do Trabalho de 1998 e na norma regulamentadora (NR) 7, as quais estabelecem as diretrizes e parâmetros mínimos para a elaboração do programa (BRASIL, 1998). O PCA pode trazer benefícios tanto ao empregado quanto ao empregador. Aos funcionários de uma empresa o PCA tem como principal objetivo a prevenção da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), caracterizada como uma perda auditiva do tipo neurossensorial.
03-Política da Empresa
04- Objetivo do PCA
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) tem como objetivo principal proteger a saúde do trabalhador, buscando prevenir danos ao sistema auditivo, decorrente de exposição a níveis de ruído excessivos. Esses danos ao sistema auditivo podem ocorrer, pois a orelha externa capta os sons por meio de vibrações, essas vibrações excessivas invadem a orelha média e interna causando problemas auditivos irreversíveis e progressivos. Deste modo a prevenção e promoção da saúde geral destes funcionários são de fundamental importância, pois uma vez adquirida esse tipo de perda auditiva não existem recursos, medicamentosos ou cirúrgicos, que possam recuperar a mesma.
05- Responsabilidades
O PCA deve contar com a participação de todos os escalões da empresa desde a alta administração envolvendo todos os níveis hierárquicos.
DO