Alimentos saudaveis
Embora se escreva sobre alimentação, existem poucos estudos dobre os hábitos alimentares ou sobre comida da sociedade contemporânea sobre o olhar ótico da população que têm esses "bons" ou "maus" hábitos.
A pesquisa de hábitos alimentares brasileiros
A pesquisa sobre os hábitos alimentares brasileiros é uma pesquisa empírica, que foi realizada em dez cidades brasileiras com pessoas na faixa etária entre 17 a 65 anos, com todos os tipos de renda. A pesquisa envolveu metodologias qualitativas e quantitativas. As cidades foram Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre e coleta dos dados ocorreu em fevereiro e maio de 2006.
Foram duas etapas distintas uma qualitativa e a outra quantitativa. A etapa qualitativa se constitui da análise do material de 50 grupos focais, com um total de 400 participantes, onde foi discutidos temas relativos as refeições, á compra de alimentos, a seleção e menus, ás ideologias alimentares, percepções sobre o comer e cozinhar entre outros temas . Foi entrevistadas mais de 2.135 pessoas, com cerca de 265 perguntas com o tempo de 2 horas de duração . Foram inúmeros tópicos pesquisados, indo das atitudes em relação as refeições, há conhecimentos de comidas de outras regiões, pratos e cardápios do cotidiano. A pesquisa se voltou mas para o "sistema de refeições brasileiras", onde informa nossas práticas alimentares e como inserimos as tendências