Alimentos saudaveis
01 – Pirâmide Alimentar - Uma pirâmide para a saúde
A elaboração de um cardápio diário deve ser inspirada na Pirâmide Alimentar.
A Pirâmide Alimentar é uma representação gráfica de oito grupos de alimentos. Está baseada no fato de que cada um dos grupos fornece diferentes nutrientes que devem ser consumidos diariamente e de que uma alimentação balanceada considera o consumo de porções de alimentos pertencentes aos diferentes grupos.
Ela deve ser utilizada como instrumento para orientação nutricional, respeitando-se os hábitos alimentares de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, independente da região onde vivam.
02 – Grupo dos Alimentos:
Qual é a primeira coisa que você escolhe numa vitrine de alimentos, dentre os produtos expostos?
Você pode pensar que esta é uma escolha voluntária, e talvez caprichosa, mas ao escolher um lanche deve estar ciente que o marketing afeta nosso cérebro e que os produtos alimentícios colocados ao nível dos olhos são geralmente o que vamos consumir.
Podemos mudar esta situação sem grandes despesas, especialistas em marketing estabeleceram uma série de medidas eficientes. Primeiramente devemos definir um código de cor para alimentos e bebidas. Assim os produtos que contem mais calorias e gordura saturada são etiquetados com a cor vermelha, os produtos que estavam num nível intermediário foram etiquetados com a cor amarela, e aqueles produtos mais saudáveis etiquetados com a cor verde, e as bebidas saudáveis foram colocadas a nível dos olhos.
Os resultados demonstraram que esta simples intervenção baseada em código de cores aumentou a venda de produtos saudáveis (pois ficaram bem mais visíveis e a nível dos olhos) e diminuiu bastante o consumo dos menos saudáveis.
03 - Arco-íris da longa vida
O médico americano David Heber, do Centro para Nutrição Humana da Universidade da Califórnia, desenvolveu um sistema de código de cores que aumenta a eficácia na combinação dos alimentos.
Para diminuir os