Alimentos saudaveis
SELEÇÃO DE EXPERTS
Fizemos a escalação destes 30 alimentos com o auxílio de Cynthia Antonaccio, nutricionista da consultoria Equilibrium, São Paulo (SP), Eliane Tagliari, nutricionista da Clínica Nutribioforma, Curitiba (PR), Vanessa Franzen Leite, nutricionista de Porto Alegre (RS), e Ian Marber, fundador da clínica The Food Doctor, Londres (Inglaterra)
[pic]SEMENTES DE GIRASSOL
Além de serem grande fonte de proteína, estão cheias de nutrientes importantes para os músculos. Exemplo: vitamina E, potente antioxidante que pode prevenir danos causados por radicais livres após treinos pesados. Um punhado de sementes de girassol é ótimo snack.
EDAMAME[pic]
Mais famosa como soja verde, é uma proteína vegetal, de baixo teor de gordura, que tem todos os aminoácidos essenciais à formação dos músculos. Ponha-a na salada. Você compra em mercados orientais e lojas de produtos naturais.
[pic]FARINHA DE LINHAÇA DOURADA
À venda em lojas de produtos naturais, contém ômega-3, nutriente que reduz a velocidade da quebra de proteínas no organismo. Para formar músculos, você precisa armazenar novas proteínas mais rápido do que rompe as velhas. Ponha a farinha sobre frutas ou bata com sucos depois da malhação.
OVO[pic]
Além dos aminoácidos essenciais para construir e reparar os músculos, a gema do ovo possui alto teor de vitamina D, necessária para manter o tecido muscular saudável. O ovo está no café da manhã de todo atleta campeão. Inspire-se.
[pic]VITELA
Carne magra rica em minerais e vitamina B12, sem a qual o corpo não pode utilizar a proteína de forma eficaz. Bônus: a digestão da vitela é mais fácil, pois essa carne não tem muita gordura. Na grelha, vai bem com ervas e molho à base de vinho.
ABACAXI[pic]
Outra pedida refrescante para o pós-treino. Possui potássio, magnésio e cálcio: minerais diretamente envolvidos na contração muscular. Contém também as vitaminas A, B1 e C, que impedem a oxidação dos músculos. No supermercado, escolha o