Programa Atleta do Futuro
O mundo esportivo passou a procurar novos conhecimentos e caminhos, de modo que o esporte, cada vez mais ampliado e abrangente no seu conceito, pudesse atender às necessidades de participação e de educação não-formal (SESI, 2006).
E foi com o intuito de visar o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes por meio do esporte, que foi criado o Programa Atleta do Futuro (PAF), que proporciona autonomia esportiva como um bem cultural, que oferece, nos finais de semana, eventos socioesportivos, para oportunizar o envolvimento dos familiares dos alunos do programa nas atividades, de forma a promover o fortalecimento do “núcleo familiar” (SESI, 2006).
Em Adamantina o PAF é bem aceito pelas crianças cadastradas, visando isso, e com o desempenho dos coordenadores, Adamantina foi considerada pelo SESI a cidade que mais se empenhou em atingir os objetivos, conseguindo com isso ampliar a quantidade de alunos cadastrados, passando de 500 para 1250 alunos. E podendo ser ampliado cada vez mais, conforme for atingindo os objetivos propostos.
2 PROGRAMA ATLETA DO FUTURO (PAF) – SP
No Programa Atleta do Futuro (PAF) em SãoPaulo, todas as atividades são ministradas por profissionais de Educação Física orientados a trabalhar com ações esportivas formativas, mas respeitando as fases de desenvolvimento das crianças.
A metodologia deste programa esta baseada na Transferência de Aprendizagem, que ocorre quando a prática em uma tarefa contribui para a capacidade de resposta em alguma outra.
O desenvolvimento será realizado por meio de uma transferência longa, pois é previsto no programa que a criança, conforme seu crescimento, passe por diferentes fases, experimentando as mais variadas vivencias de habilidades motora e de esportes, contribuindo assim para um amplo acervo motor no momento da iniciação específica do esporte pelo qual optou (SESI, 2006).
Bompa (2002) chama de