PROGRAMA 7S
O programa dos sensos surgiu na dec. de 50 após a 2º Guerra Mundial. Teve finalidade de reorganizar o país. O Japão após a 2º Guerra estava devastado com as consequências de horror da guerra, total caos e destruição. As relações exteriores foram completamente interrompidas durante o período de ocupação americana e só foram retomados a partir de 1951. A reabilitação econômica do país torna-se uma das maiores preocupações do povo e dos lideres japoneses.
Porém os produtos japoneses entre 1945 e 1953 eram considerados de péssima qualidade. A partir desta data houve uma mudança no aspecto de qualidade de seus produtos. Por trás desta mudança estava o Dr Kaoru Ishikawa, do Centro de Educação para Qualidade no Japão, que criou em maio de 1950 um modelo de combate de perdas e desperdícios. Segundo Vitor Mature Colenghi (2007, pg. 164), o Programa de Qualidade é uma metodologia que busca estruturar o trabalho de forma metódica por meio de um processo de reeducação, que busca a sensibilização e mobilização dos colaboradores na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Com o desenvolvimento deste programa tornou as empresas e as pessoas focadas na qualidade dos produtos e também na qualidade de vida. Segundo OSADA, 1992, a grande virtude do programa, além de ser uma introdução para outros programas de qualidade, está na mudança de comportamento dos funcionários envolvidos e a busca de um ambiente de trabalho agradável. Sendo assim, as empresas têm visto no programa uma forma de integração dos funcionários e padronização das atividades, por isso ele tem sido amplamente difundido.
Na visão de ABRANTES (2001, p.23) o programa depende totalmente da ação das pessoas; assim sendo, três fatores são fundamentais para a educação, o treinamento e a mudança de comportamento: motivação, liderança e comunicação. A prática tem demonstrado que as empresas que desenvolvem e utilizam estes três fatores são as que obtêm os melhores