Programa 5s
As palavras japonesas que formam o 5S são: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke foram traduzidas para o português como Senso, não só para manter o nome original do programa, mas porque refletem melhor a idéia de profunda mudança comportamental; adotou-se senso de utilização para Seiri: senso de ordenação, para Seiton; senso de limpeza, para Seiso; senso de saúde, para Seiketsu e senso de autodisciplina para Shitsuke.
Podemos dizer que os cinco sensos citados constituem um sistema e, como tal, não faz sentido discuti-los isoladamente. É preciso "sentir" a necessidade de fazer.
Pode nos parecer que é coisa só aplicável à cultura oriental, no entanto, cultura e educação não têm pátria, não tem origem.
Através da execução do programa 5S pretendemos humanizar mais os funcionários, permitindo a eles sentirem-se bem em seu ambiente de trabalho, consigo próprio e com aqueles que interagem.
Esses sensos são fundamentais para lubrificar as interfaces entre os subsistemas máquinas e constituem a base do trabalho da rotina diária.
Bem conduzido, o 5S pode representar a preparação do ambiente para a implantação maciça do trabalho em equipe. Estão implícitos nos sensos referidos os seguintes atributos humanos: humildade, confiança, respeito, espírito de equipe e humor.
O Trabalho apresentado tem como base de dados a implementação do programa 5S dentro da organização MANN+HUMMEL Brasil Ltda, que iniciou como projeto piloto em 1997 e revitalizou em 2000 na implementação da metodologia Kaizen. A implementação aconteceu como um projeto piloto, nomeado Programa SOL (Sistema de Organização e Limpeza), com o desligamento do responsável pelo programa, o mesmo foi incorporado à empresa dentro da metodologia Kaizen. Até os dias atuais os resultados são satisfatórios para a organização, as avaliações são feitas diariamente e está vinculado a metas coorporativas como bônus PLR (Participação de Lucros Resultados).
PROGRAMA 5S – Referência