Revestimento vertical em gesso
Hoje em dia, essa ideia se torna atraente pelo custo/benefício do material e a rapidez do serviço final, pois após secar e lixar a massa de gesso, a parede já está pronta para receber a pintura, eliminando assim a aplicação do chapisco, reboco e opcionalmente a massa corrida, o que garante também um excelente acabamento. Outra vantagem é que após a parede receber esse tipo de revestimento, fica totalmente livre para receber vários tipos de acabamento, como papel de parede, revestimento cerâmico (aplicação com cola de gesso), diversos tipos de pintura, fórmica, etc. Tipos de revestimento de gesso:
1. Revestimento em Gesso Acartonado - As placas de gesso acartonado, são compostas por um miolo de gesso e aditivos, envolto por cartão especial. A soma destes elementos, resistentes a esforços de compressão, o gesso, e tração, o cartão, resultam em uma superfície de revestimento ideal para acabamento, a qual pode-se pregar, aparafusar, serrar e trabalhar para confecção de infinitas formas, inclusive superfícies curvas.
As placas podem ter diferentes espessuras, larguras, comprimento e 3 tipos, para finalidades diferentes.
Estes revestimentos são usados principalmente na remodelação de áreas degradadas, reformas de imóveis antigos, ou quando se deseja aumentar o isolamento da vedação (ao fogo ou acusticamente). O revestimento direto é indicado quando se tem uma superfície de aplicação nivelada, quando esta apresentar alguma irregularidade o revestimento intermediário é o indicado. Quando se deseja ou se precisa de alta performance acústica o revestimento estruturado é o indicado.
Revestimento colado (direto)
A máxima irregularidade admitida da parede é 15 mm, as placas são coladas diretamente sobre a alvenaria sendo usada massa adesiva. Revestimento (intermediário)
Sistema constituído de cantoneiras metálicas que são fixadas no piso e teto, sendo encaixado perfil metálico nesta