Programa 7s
1º S - SENSO DE PROPRIEDADE “Sentir-se o dono de sua área/equipamento”
Tudo que ocorre na parte física da sua área é de sua responsabilidade. É nesta hora que zelamos pelo nosso local e ferramentas de trabalho. Exemplos práticos: -Orientar visitantes quanto à não sujar sua área; -Cuidar de seu equipamento; -Cuidar da organização de suas ferramentas; -Identificar portas com os responsáveis pelas salas.
2º S - SENSO DE UTILIZAÇÃO “Elimine tudo que não tem utilidade. Fique somente com o essencial para o bom desenvolvimento do trabalho”
Devemos eliminar de nossa área tudo o que não nos atende mais. Esses materiais separados devem ser descartados (lixo) ou cedidos à outras pessoas/áreas que necessitam dos mesmos. Uma outra forma de aplicarmos o senso de utilização é racionalizando nossos recursos naturais. Exemplos práticos: -Eliminar documentos que não têm mais serventia; -Tirar da área móveis quebrados que geram riscos; -Não deixar torneiras abertas; -Não deixar luzes acesas.
3º S - SENSO DE ORDENAÇÃO “Mantenha seu local de trabalho organizado e identificado”
Temos que ter um local para guardar as coisas de modo que todos saibam onde encontrar. Sempre que possível, devemos usar placas indicativas, cores, símbolos, etiquetas, de forma bem visível para facilitar a localização de cada material. Exemplos práticos: -Organização de armários e gavetas; -Identificação de armários e gavetas, listando os materiais contidos nas mesmas;
4º S - SENSO DE LIMPEZA “Melhor do que o ato de limpar é o ato de não sujar”
Limpeza, manutenção e conservação do ambiente de trabalho. É melhorar a segurança e o bem estar de todos. O importante é usar e deixar sempre limpo e nas condições adequadas para ser utilizado novamente. Exemplos práticos: -Uso correto das lixeiras de coleta seletiva, separando os materiais; -Limpeza do local e/ou das ferramentas de trabalho;
5º S - SENSO DE SAÚDE “Buscar condições favoráveis para melhoria de nossa saúde física e mental”