Programa 5 S
Aluna : Patrícia da Silva Cordeiro Tadm 2014.4
Data:24/04/2014
Mercearia POP
É uma miroempresa situada a rua Itaocara no bairro Jardim Mariléa, se trata de um minimercado que funciona de 7h as 19h de Segunda a Sábado, verificando o cotidiano dos funcionários e conversando com a proprietária, pude investigar a utilização do senso dos 5S percebendo que utilizam alguns para manter a empresa funcionando com qualidade. Seiton - Senso de Organização – Há uma seção para cada mercadoria comercializada. Por exemplo: seção de laticínios, cereais, carnes, limpeza e higiene entre outros, com essa atitude eles facilitam, tanto a organização das mercadorias que chegam e serão expostas, como também para os clientes se localizarem na hora de comprar o que deseja.
Seiso – Senso de Limpeza – Os responsáveis dividem os funcionários por seções, de maneira que ninguém fique sobrecarregado e consiga manter sua seção limpa e organizada, manter as seções em boas condições garante a qualidade do produto, além de atender as regras da vigilância sanitária da mercadoria que será exposta.
Seiketsu – Senso de Higiene ou saúde - Por se tratar de uma mercearia a carga de trabalho pode ser bem cansativa, por isso os responsáveis montam escala de revezamento entre os funcionários e não abrem a mercearia aos domingos, visando fornecer um dia de descanso remunerado e concede-lhes um tempo com os familiares.
Setsuyaku – Senso de economia e combate ao desperdício – Visando minimizar o desperdício e por comercializar alimentos perecíveis, os responsáveis fazem promoções de mercadorias antes do vencimento da mesma é um jeito que eles encontraram de manter essas metas.
Shitsuke – Senso de autodisciplina – Os responsáveis determinam regras de carga horária, para que todos consigam tem seu momento de refeição e descanso durante a jornada, além de manter regras de convivência de maneira que os funcionários tenham um bom relacionamento de equipe.