Programa 5 s
Gestão da Produção Industrial I - Fatep
“Programa 5S”
O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e conseqüente melhoria da competitividade organizacional.
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Para se adequar ao português, adicionou-se a palavra “senso” antes de cada significado, permitindo assim que continue a ser conhecido como “5S”.
A utilização de Sensos como técnicas de estímulo a cultura da qualidade, foi desenvolvida pelas Empresas Japonesas na década de 70 e mundialmente difundida no ocidente nos anos 80 e 90, provocando diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade.
Os 5 Ss são:
1. Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
2. Seiton: Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
3. Seisō : Senso de limpeza.
Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste