Esteroides e Anabolizantes
De
Educação Física
Esteroides
E
Anabolizantes
Nomes: César, Eric. Giovanne, Lucas e Murilo Nº 07, 09, 12,21 e 24
O que são esteroides ou anabolizantes como são mais conhecidos?
Esteroides Anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).
São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteroides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton, Deca-Durabolin, Androxon.
Como os anabolizantes são utilizados?
Podem ser usadas na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.
Por que as pessoas usam os anabolizantes?
Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.
Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não atletas que buscam um corpo "sarado" (forte desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.
O que os anabolizantes fazem no corpo a curto e longo prazo?
O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como:
Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).
Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura