Sistema Nervoso Craniano e Sistema nervoso espinhal
Estruturas dos Nervos
Os nervos são estruturas filamentosas, ou seja, cabos ou feixes de fibras nervosas, constituído de axônios (fibras motoras) e dendritos (fibras sensitivas), revestidos de tecido conjuntivo (endoneuro, perineuro, epineuro). Em outras palavras, os nervos são considerados apêndices dos axônios das células nervosas os quais fazem as ligações entre o sistema nervoso e o corpo humano.
Tipos de Nervos
1. Nervos Aferentes: Formado por nervos sensitivos, os nervos aferentes enviam sinais da periferia do corpo para o sistema nervoso central por meio de sinais (fibras) sensoriais.
2. Nervos Eferentes: Chamados de nervos (fibras) motores, os nervos eferentes enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas através de sinais estimulantes.
3. Nervos Mistos: Nesse caso, os nervos são formados por fibras sensoriais e fibras motoras, por exemplo, os nervos raquidianos.
Classificação dos nervos
No corpo humano o sistema nervoso é classificado em: Sistema Nervoso Central(SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Desse modo, enquanto o sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, o sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos que saem do encéfalo, chamados de nervos cranianos (12 pares) e os nervos originados na medula espinhal, chamados de nervos raquidianos ou espinhais (31 pares).
A partir disso, torna-se evidente que os nervos do corpo humano fazem parte do sistema nervoso periférico caracterizado como uma rede de comunicação que percorre todo o organismo, ligando o sistema nervoso central com os órgãos, sendo constituídos por vias sensitivas e motoras que se encarregam de receber e enviar as informações a partir dos estímulos recebidos do meio externo ou interno.
Nervos Cranianos: são os que